Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos na cidade de Recife

    Sociedade Civil Organizada

    16/09/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    O projeto, com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, objetiva selecionar 20 (vinte) trabalhos sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a serem apresentados em Feiras de Ciências, de Conhecimento ou similares, para receberem o “Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos no Recife”, além de conceder 5 (cinco) bolsas de iniciação científica júnior dentre os melhores trabalhos classificados. O prêmio visa estimular iniciativas de alunos das Escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental, Médio e Técnico da cidade de Recife, Pernambuco, focadas na difusão de conhecimentos teóricos e práticos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além do mais, prevê a realização de 10 eventos (entre palestras e oficinas) sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (dos quais 7 já foram concluídos), com a presença de 20 docentes de cada bairro, totalizando 200 docentes participes, que servirão como multiplicadores do processo.

    O que motivou a iniciativa

    A necessidade de se estimular discentes e docentes a se apropriarem dos conhecimentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), auxiliando-os na reflexão sobre a importância desta política e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Este processo tende a elevar o nível de conhecimento dos discentes das escolas públicas estaduais, municipais e federais do Recife.

    Principais resultados

    Foram realizadas 2 palestras e 5 Oficinas, abordando-se os seguintes temas sobre a política nacional de resíduos sólidos: saneamento ambiental; conceitos; princípios e objetivos; catadores; gestão integrada; política nacional do meio ambiente; responsabilidade compartilhada; educação ambiental; consumo sustentável. Foram mobilizados até agora, nas oficinas, 250 pessoas (entre alunos e professores da rede pública de ensino da cidade de Recife).

    Desafios Enfretados

    Os principais desafios enfrentados foram: 1) a falta de tempo dos professores das escolas para orientarem os alunos; 2) a mobilização de 200 escolas na cidade de Recife.

    Lições aprendidas

    O projeto está permitindo construir uma rede de articulação de pesquisa na área de resíduos sólidos nas escolas públicas em Recife. Recomendamos a incorporação desta atividade no calendário das escolas (como atividade regular).

    Fotos

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Universidade Federal Rural de Pernambuco
    CNPJ
    24.416.174.0001-06
    Endereço
    Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - CEP: 52171-900 - Recife/PE
    Equipe Técnica
    1-Prof. Dr. Fernando Joaquim Ferreira Maia; 2-Profa. Lúcia Helena Xavier; 3-Prof. MsC. Leonardo Antônio Cisneiros Arrais; 4-Michelle de Almeida Lima; 5-Murilo Carvalho; 6-Wagner José de Aguiar; 7-Irene Maria Silva de Almeida; 8-Fernanda Gomes; 9-Juliene Karine Anjos do Nascimento; 10-Aline Castilho; 11-Laura Ludmilla; 12-Júlia Simões; 13-Jéssika Costa
    Instituições Parceiras
    1-Conselho Nacional de Pesquisa-CNPq; 2-Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; 3-Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)

    Categorias

    Agrossilvopastoril - Inorgânico
    Agrossilvopastoril - Orgânico
    Construção Civil
    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Domiciliar Urbano - Fração Orgânico
    Industriais
    Instituição de Ensino e Pesquisa
    Limpeza Urbana
    Mineração
    Público em Geral
    Serviços de Saúde
    Transporte - Aeroportos
    Transporte - Ferroviário
    Transporte - Portos
    Transporte - Rodoviário

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas