O projeto, com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, objetiva selecionar 20 (vinte) trabalhos sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a serem apresentados em Feiras de Ciências, de Conhecimento ou similares, para receberem o “Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos sólidos no Recife”, além de conceder 5 (cinco) bolsas de iniciação científica júnior dentre os melhores trabalhos classificados. O prêmio visa estimular iniciativas de alunos das Escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental, Médio e Técnico da cidade de Recife, Pernambuco, focadas na difusão de conhecimentos teóricos e práticos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além do mais, prevê a realização de 10 eventos (entre palestras e oficinas) sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (dos quais 7 já foram concluídos), com a presença de 20 docentes de cada bairro, totalizando 200 docentes participes, que servirão como multiplicadores do processo.
A necessidade de se estimular discentes e docentes a se apropriarem dos conhecimentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), auxiliando-os na reflexão sobre a importância desta política e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Este processo tende a elevar o nível de conhecimento dos discentes das escolas públicas estaduais, municipais e federais do Recife.
Foram realizadas 2 palestras e 5 Oficinas, abordando-se os seguintes temas sobre a política nacional de resíduos sólidos: saneamento ambiental; conceitos; princípios e objetivos; catadores; gestão integrada; política nacional do meio ambiente; responsabilidade compartilhada; educação ambiental; consumo sustentável. Foram mobilizados até agora, nas oficinas, 250 pessoas (entre alunos e professores da rede pública de ensino da cidade de Recife).
Os principais desafios enfrentados foram: 1) a falta de tempo dos professores das escolas para orientarem os alunos; 2) a mobilização de 200 escolas na cidade de Recife.
O projeto está permitindo construir uma rede de articulação de pesquisa na área de resíduos sólidos nas escolas públicas em Recife. Recomendamos a incorporação desta atividade no calendário das escolas (como atividade regular).